top of page

Curta esta dica

12 plantas para ambientes internos

Confira a nossa lista de 12 espécies apropriadas para ambientes internos. Elas vão dar mais vida, cor e frescor ao seu ambiente. 

01 - Palmeira Ráfia:

Nome Científico: Rhapis excelsa | Nomes Populares: Palmeira-rápis, Jupati, Palmeira-dama

 

Usada originalmente pelos japoneses como planta ornamental, esta elegante palmeira de crescimento lento pode alcançar até 4 metros de altura. É muito popular na decoração de escritórios, lojas, eventos, shoppings e salas de estar. Não tolera encharcamento, portanto deve ser plantada em solo bem drenável. Deve ser adubada uma vez por ano.

02 - Jibóia:

Nome cientifico: Remnum pinnatum | Nomes Populares: Jibóia, Jibóia-verde

 

É uma das poucas trepadeiras que podemos ter em ambientes internos. Cresce apoiada em xaxins ou outras plantas. Sua folhagem é vistosa e tem uma coloração brilhante de cor verde com manchas amarelas, mas quando criadas na sombra suas folhas tendem a ser mais monocromáticas. Aprecia bastante água e substrato rico em matéria orgânica. Não tolera frio intenso. É tóxica, então muito cuidado se você tem crianças pequenas em casa.

03 - Pau D’água:

Nome cientifico: Dracaena Fragrans | Nomes Populares: Dracena de vênus, Pau dágua

 

O Pau d’água é um tipo de Dracena cujas folhas possuem uma linha amarela no meio. É muito usada para decoração em vasos. É resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol. Pode ser regada uma vez por semana.

 

04 - Lança de São Jorge:

Nome Científico: Sansevieria cylindrica | Nomes Populares: Lança-de-são-jorge, Lança

 

Suas folhas são cilíndricas, de caráter escultural que crescem em forma de leque. São rígidas, resistentes e variam de tons verde-escuro a verde acinzentado com raias verde-claras. Se dá muito bem em ambientes com ar-condicionado. Deve ser regada a cada 15 dias sem molhar as folhas. Não tolera encharcamento, apodrecendo rapidamente. Floresce uma vez por ano exalando um forte perfume.

05 - Espada de São Jorge:

Nome Científico: Sansevieria trifasciata |Nomes Populares: Espada-de-são-jorge, Língua-de-sogra, Rabo-de-lagarto,

 

De origem africana, esta planta é muito resistente, se adequando muito bem em jardins com baixa manutenção. Suas folhas são bem ornamentais e podem apresentar uma coloração verde acinzentada ou com margens branco-amareladas, todas com estrias de tonalidade mais escura. A cultura popular a tomou como um excelente protetor espiritual. Seu crescimento é bastante lento

06 - Rosa de pedra:

Nome Científico: Echeveria spp | Nomes Populares: Echevéria, Bola-de-neve-mexicana, Rosa-de-pedra

 

É uma suculenta, ou seja, uma planta que armazena água nas folhas e caules (mais água que o comum). Suas folhas são de coloração verde, rosada ou acinzentada, espessas em forma de rosácea. Produzem florezinhas rosas de efeito ornamental secundário. É muito usada para fazer arranjos em vasos com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes.

07 - Zamioculcas:

Nome Científico: Zamioculcas zamiifolia | Nomes Populares: Zamioculcas, Zamioculca

 

De folhas ornamentais muito brilhantes, ela é um coringa na decoração de ambientes internos, pois se dá muito bem com a sombra e continua bonita mesmo quando não recebe os cuidados adequados. Chegam a um metro de altura e precisam ser regadas somente uma vez por semana, sendo preferível deixá-la passar sede do que regar em excesso. Seu crescimento é lento. Importante: É venenosa se ingerida.

08 - Lírio da paz:

Nome Científico: Spathiphyllum wallisii | Nomes Populares: Lírio-da-paz, Bandeira-branca, Espatifilo

 

Queridinho dos decoradores e designers de interiores, o lírio da paz é uma das poucas plantas que florescem na sombra exibindo sua flor de cor branca, que transmite o sentido de paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Deve estar sempre adubada e seu solo sempre úmido, mas é importante saber que ela não tolera o frio. Atenção: Ela é tóxica.

09 - Pacová:

Nome Científico: Philodendron martianum | Nome Popular: Babosa-de-árvore, babosa Pacová, -de-pau;

 

É uma planta tropical de folhas grandes e brilhantes. Deve ser cultivada sem luz direta do sol mas não tolera falta total de luz bem como o frio. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica com excelente drenagem e mantido úmido.

10 - Violeta:

Nome Científico: Saintpaulia ionantha | Nomes Populares: Violeta, Violeta-africana

 

Uma das mais tradicionais plantas decorativas, a violeta tem grande variedade de cores e formatos tanto na flor quanto na folha, permitindo criar composições incríveis. As cores mais comuns são o branco, rosa, salmão e (logicamente) o violeta. É uma planta perfeita para cultivar em vasos pequenos próximo à janela, só não permita que a luz incida diretamente na planta. Regue uma ou duas vezes por semana sem molhar as folhas e flores, que são bem delicadas. Evite em locais com ar condicionado pois não toleram o frio

11 - Begônia:

Nome Científico: Begonia elatior | Nomes Populares: Begônia, Begônia-elatior

 

Junto com as violetas, estão entre as flores envasadas mais comercializadas no país. Apresentam folhagem variadas, com bordas recortadas, e podem ser verdes ou avermelhadas. As flores são vistosas, parecendo um buquê de rosas de cores variadas, entre o branco, o rosa, o amarelo, o salmão e o vermelho. O cultivo deve ser feito em substrato bem fértil, em ambientes protegidos da luz do sol, da friagem e do vento. A rega deve ser feita sem molhar as folhas.

12 - Palmeira areca:

Nome Científico: Dypsis lutescens | Nomes Populares: Palmeira-areca, Areca, Areca-bambu

 

Sim, essa palmeira de crescimento rápido é um clássico dos jardins tropicais externos, é verdade, mas com certo cuidado ela também pode ser usada dentro de casa. Vejas as dicas: Em primeiro lugar é importante verificar se o local tem um pé direito adequado pois, ela pode atingir até 3 metros de altura em porte arbustivo. Também é importante fornecer períodos de descanso em ambientes externos para retomarem o vigor. Elas pedem solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Mas atenção! Não devem ser usadas em ambientes com ar-condicionado, nem tanto pelo frio mas por que elas não toleram falta de umidade.

Gostaram das dicas?? Então fiquem ligados que o Studio modello vai trazer mais dicas em breve pra vocês :) 

 

  • Facebook Classic
  • Google Classic
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic

Studio Modello - Arquitetura e Design | studiomodello@live.com | Olinda-PE | F.(81)3429.4286 / 9829.1273 / 9884.3626 

© 2013 Todos os direitos reservados | Para reprodução do conteúdo deste site é necessário CITAR A FONTE.

bottom of page