
Curta esta dica
5 Dicas para apartamentos pequenos
Todo mundo já deve ter percebido que os apartamentos estão cada vez menores, não é mesmo?
Esse é um fenômeno mundial causado não só pelo aumento do custo do metro quadrado das metrópoles, mas principalmente por uma série de mudanças no estilo de vida das pessoas: Novos modelos de famílias, menos filhos por casal, mais pessoas optando por morar só, etc.
Além disso, está cada vez mais comum trabalhar em casa, então para atender essas novas famílias e novos estilos de vida, os imóveis estão realmente mais compactos e cada vez mais apostam na flexibilidade e na ideia do multiuso. Para se ter uma ideia, em 2012, 86% dos lançamentos imobiliários no Brasil tinham menos de 90m².
Então se você vai construir ou reformar e está com medo de não caber tudo nas metragens enxutas da planta, calma, para tudo tem solução. Veja as dicas da Studio Modello :)
DICA 1: Integrar os ambientes e ampliar a vista
Ambientes hermeticamente fechados são coisa do século retrasado. A Casa não precisa mais ser separada por cômodos em área social, intima e serviço. Portas de correr, cortinas e divisórias móveis, ao invés de levantar paredes, ajudam a dinamizar o espaço e permitem uma melhor fluidez, . Abrir a cozinha para a área social, integrar sala à varanda, usar e abusar da transparência, tudo isso está em acordo com um novo jeito de viver. Sem esquecer dos espelhos, eles são uma boa pedida para ampliar virtualmente os ambientes.

DICA 2: Visual limpo dá ideia de amplitude
Espaços pequenos pedem uma estética mais minimalista. Evite os ornamentos e diminua o uso de objetos decorativos. O Piso único amplia os ambientes. Cores e texturas devem ser trabalhadas com cuidado. Prefira uma paleta de cores neutras em móveis, estofados e paredes para criar uma integração visual harmônica. Na cozinha, evite os costumeiros puxadores dos armários, prefira os embutidos no móvel pois são discretos e deixam o visual mais leve.

DICA 3: Apostar na marcenaria
Sem dúvida a marcenaria pode fazer milagres em apartamentos pequenos. Você ganha alguns centímetros ou até metros, substituindo paredes por móveis que podem até ser dupla face - voltados para dois ambientes. Nichos e armários nunca são demais. Já que as medidas são pequenas, aproveite a altura e cada recorte da planta. Os armários podem estar disfarçados como painéis, ou ainda guardar ambientes dentro deles, como uma pequena área de serviço ou uma copa. Móveis “mutantes” se transformam em segundos. Um armário pode ser puxado e se transformar em uma cama, tudo sob medida. Aproveite também o espaço embaixo da escada com armários e gavetas.

DICA 4: Evitar a duplicidade de funções
Hoje em dia não projetamos mais ambientes, e sim as atividades: O comer, o trabalhar, o dormir. Por isso apostamos nos múltiplos usos dos espaços e dos móveis: TV e computador no mesmo móvel, gaveteiros e mesas de apoio com rodas, mesinhas de canto que encaixam no sofá e servem para usar notebook e pra pequenas refeições, etc.
A tv pode ser giratória e servir a vários ambientes.

DICA 5: A iluminação faz toda a diferença
Um ambiente bem iluminado traz conforto e aconchego. Lembre-se: “Bem iluminado” não tem nada a ver com exagerar na iluminação. A luz deve ser bem balanceada e controlada com reguladores de iluminação permitindo diversificar os usos, multiplicar os espaços e criar várias cenas em um mesmo ambiente.

Tenha em mente que o principal é a organização. Lugares desorganizados ficam poluídos visualmente e parecem menores. O seu apartamento precisa, antes de tudo, ter a sua cara e se adequar ao seu dia-a-dia proporcionando conforto e praticidade.
Gostaram das dicas do Studio Modello? Dê um like!